Carta Aberta





Filas vão aumentar e o serviço piorar
Direção do Banco do Brasil reduz número de caixas nas agências e piora serviço oferecido aos clientes e usuários

Nos próximos dias, os clientes do Banco do Brasil ficarão muito mais tempo nas filas dos caixas para serem atendidos. Isso porque a direção da empresa decidiu, sem consultar ninguém, muito menos você cliente e usuário, reduzir em 4.300 o número de caixas que atendem nos guichês.

Ou seja, para quem espera 30 minutos ou até 1 hora para ser atendido, a demora será ainda maior. Para se ter uma idéia da redução, há casos de agências com seis caixas que passarão a ter dois. Locais com quatro caixas terão apenas um.

Por que a mudança?

O Banco do Brasil, que em 2008 completará duzentos anos, foi criado com uma função social. Isso significa ajudar o país a crescer e atender a todos os segmentos da sociedade, na cidade ou no campo, indistintamente.

No entanto, o que a atual gestão pretende é que a instituição financeira não mais cumpra esse papel. O BB vai piorar o atendimento ao cidadão que tenha renda inferior a R$ 2 mil, dificultando a essas pessoas o acesso às agências.

Com isso o banco público atenderia apenas os clientes com mais “recursos” para empurrar-lhes produtos como o BrasilCap, Brasilprev entre outros que, embora induzam a crer que pertencem ao BB, na verdade, são de empresas privadas que trazem retorno inexpressivo à instituição como um todo.

O que fazer?

Os sindicatos de bancários estão em plena campanha para que o Banco do Brasil suspenda essa medida. Por isso têm realizado várias atividades, esclarecendo os clientes de como serão prejudicados com as mudanças.

O cliente e usuário do BB também pode participar dessa luta, cobrando do banco e do Governo Federal, que é o acionista controlador, a ampliação e não a redução de caixas nas agências. Os telefones e e-mails que você pode acessar estão abaixo:

Ouvidoria do Banco do Brasil
www.bb.com.br

Central de Atendimento
4004-0001 – Capitais e regiões metropolitanas
0800.729.0001 – Outras localidades

Ouvidoria do Banco Central
www.bcb.gov.br




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