Convite do BB é armação contra trabalhador
O Banco do Brasil encaminhou “convite” à CONTRAF CUT para participar de “apresentação sobre temas” no próximo dia 07 de maio, segunda-feira. Segundo o texto do “convite” serão apresentados temas referentes a:
1. Classificação de agências;
2. Novo modelo de relacionamento das agências da Rede Varejo; e
3. Suporte operacional.
Na mesma data, enviamos resposta ao Banco declinando do convite (veja anexo II) por entendermos que os itens relacionados pela empresa são de grande relevância e para tratá-los de forma adequada há que se iniciar processo de negociação sobre os mesmos. Pelas informações obtidas, a implantação dos projetos citados provocam terceirização de atividades, redução de quadro e assédio moral.
Informações obtidas com diversos Sindicatos apresentam um quadro de terceirização dos serviços de processamento dos envelopes de auto-atendimento, o que significa mais terceirização.
Segundo informações extra-oficiais, no mesmo dia 07 de março, os diretores do Banco irão apresentar Planos de Demissão Voluntária e de Aposentadoria, visando diminuir o impacto com a redução do quadro de funcionários devido aos projetos apresentados.
Abaixo um resumo do que pudemos obter de informações sobre cada um dos temas.
U.S.O. – Unidade de Suporte Operacional.
Projeto piloto está sendo realizado em Goiânia e foi é acompanhado por diretor da FETEC Centro Norte.
Tem por objetivo terceirizar processos do NUCAC relacionados com a fiscalização de operações, especialmente rural. Atinge especialmente os engenheiros agrônomos e ATR, assistentes técnicos rurais.
Extinguir o setor de engenharia de suporte à rede lotada na GEREL, repassando para empresas terceiras a manutenção predial e contratação de serviços do gênero.
Repassar para empresas especializadas parte da URR, especialmente a cobrança de recebíveis.
Esse processo pode extinguir cerca de 1.000 postos de trabalho.
ALTERAÇÕES NA REDE DE AGÊNCIAS
Atualmente as carteiras de gerentes de contas – GECON são “ativadas” conforme a quantidade de contas de cada nicho (NR 1, 2 e 3, preferencial, exclusivo, estilo, private, governo, jurídico, etc). Via de regra cada gerente de conta tem 1 ou dois assistentes de negócios – ASNEG.
O novo modelo de relacionamento com clientes – NMRC pretende alterar esse critério.
As carteiras de GECON serão ativadas imediatamente, e sua manutenção se dará a partir da obtenção de determinada pontuação.
Cada correntista, a partir de seu potencial financeiro e produtos do banco dará uma pontuação, determinado número de pontos permite a continuidade ou extinção da carteira.
Em diversas regionais circulam tabelas com o número de GECON que deixarão de existir. O que pudemos observar é que seriam extintos 3.600 cargos de gerente de contas e criados cerca de 2.500 postos de ASNEG.
Importante citar que assistente de negócios é uma maneira de o banco burlar a jornada de trabalho, pois o ASNEG nada mais é que um escriturário de 8 horas.
Classificação de agências
Em 2005 o banco implantou um novo modelo de classificação de suas agências, baseado, essencialmente, na produtividade por funcionário. Apesar de algumas pequenas alterações que incluem dados sobre o potencial da praça, o cerne do modelo se mantém na classificação por produtividade. O modelo provoca um efeito “gangorra”, as agências são promovidas um período e caem no seguinte.
Para diminuir os efeitos dessa situação, o banco deve apresentar um modelo de remuneração que não considere o nível da agência, especialmente para os gerentes de contas e de expediente.
P.E.E. – Processamento eletrônico de Envelopes.
Contrato com a empresa COBRA TECNOLIGA, no valor de cerca de R$26.000.000 mensais, pretende que todo o processamento de serviços do auto atendimento seja realizado de forma terceirizada. No banco a ordem é chamar de “centralização” e os testes pilotos estão em andamento nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e São Paulo.
Estima-se que esse processo extingue, imediatamente, cerca de 2.000 postos de caixas executivos podendo ser ampliado ao longo do tempo.
1. Classificação de agências;
2. Novo modelo de relacionamento das agências da Rede Varejo; e
3. Suporte operacional.
Na mesma data, enviamos resposta ao Banco declinando do convite (veja anexo II) por entendermos que os itens relacionados pela empresa são de grande relevância e para tratá-los de forma adequada há que se iniciar processo de negociação sobre os mesmos. Pelas informações obtidas, a implantação dos projetos citados provocam terceirização de atividades, redução de quadro e assédio moral.
Informações obtidas com diversos Sindicatos apresentam um quadro de terceirização dos serviços de processamento dos envelopes de auto-atendimento, o que significa mais terceirização.
Segundo informações extra-oficiais, no mesmo dia 07 de março, os diretores do Banco irão apresentar Planos de Demissão Voluntária e de Aposentadoria, visando diminuir o impacto com a redução do quadro de funcionários devido aos projetos apresentados.
Abaixo um resumo do que pudemos obter de informações sobre cada um dos temas.
U.S.O. – Unidade de Suporte Operacional.
Projeto piloto está sendo realizado em Goiânia e foi é acompanhado por diretor da FETEC Centro Norte.
Tem por objetivo terceirizar processos do NUCAC relacionados com a fiscalização de operações, especialmente rural. Atinge especialmente os engenheiros agrônomos e ATR, assistentes técnicos rurais.
Extinguir o setor de engenharia de suporte à rede lotada na GEREL, repassando para empresas terceiras a manutenção predial e contratação de serviços do gênero.
Repassar para empresas especializadas parte da URR, especialmente a cobrança de recebíveis.
Esse processo pode extinguir cerca de 1.000 postos de trabalho.
ALTERAÇÕES NA REDE DE AGÊNCIAS
Atualmente as carteiras de gerentes de contas – GECON são “ativadas” conforme a quantidade de contas de cada nicho (NR 1, 2 e 3, preferencial, exclusivo, estilo, private, governo, jurídico, etc). Via de regra cada gerente de conta tem 1 ou dois assistentes de negócios – ASNEG.
O novo modelo de relacionamento com clientes – NMRC pretende alterar esse critério.
As carteiras de GECON serão ativadas imediatamente, e sua manutenção se dará a partir da obtenção de determinada pontuação.
Cada correntista, a partir de seu potencial financeiro e produtos do banco dará uma pontuação, determinado número de pontos permite a continuidade ou extinção da carteira.
Em diversas regionais circulam tabelas com o número de GECON que deixarão de existir. O que pudemos observar é que seriam extintos 3.600 cargos de gerente de contas e criados cerca de 2.500 postos de ASNEG.
Importante citar que assistente de negócios é uma maneira de o banco burlar a jornada de trabalho, pois o ASNEG nada mais é que um escriturário de 8 horas.
Classificação de agências
Em 2005 o banco implantou um novo modelo de classificação de suas agências, baseado, essencialmente, na produtividade por funcionário. Apesar de algumas pequenas alterações que incluem dados sobre o potencial da praça, o cerne do modelo se mantém na classificação por produtividade. O modelo provoca um efeito “gangorra”, as agências são promovidas um período e caem no seguinte.
Para diminuir os efeitos dessa situação, o banco deve apresentar um modelo de remuneração que não considere o nível da agência, especialmente para os gerentes de contas e de expediente.
P.E.E. – Processamento eletrônico de Envelopes.
Contrato com a empresa COBRA TECNOLIGA, no valor de cerca de R$26.000.000 mensais, pretende que todo o processamento de serviços do auto atendimento seja realizado de forma terceirizada. No banco a ordem é chamar de “centralização” e os testes pilotos estão em andamento nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e São Paulo.
Estima-se que esse processo extingue, imediatamente, cerca de 2.000 postos de caixas executivos podendo ser ampliado ao longo do tempo.
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