Noticia da greve em Natal
Diário de Natal
Bancários decidem continuar com greve por tempo indeterminado
O Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte votou ontem em assembléia da categoria pela continuidade da greve por tempo indeterminado. A paralisação foi iniciada no estado ontem marcada pela participação de todas as agências natalenses da Caixa Econômica Federal, do HSBC, do Banco do Brasil (com excessão da agência de Igapó) e da agência do Itaú localizada no centro de Natal.
O movimento também ganhou força a nível nacional. Até o fechamento desta edição, os sindicatos do Maranhão, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia e Tocantins confirmaram a continuidade da paralisação.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Bancários do RN, Marcos Tinôco, a dificuldade para dar prosseguimento à paralisação é adesão de funcionários dos bancos privados, já que esses têm medo de perder os empregos. ‘‘Esses bancários só participam se houver piquetes. Ainda assim, conseguimos a adesão dos bancários do HSBC, o que é muito favorável’’, explicou.
O Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte pede uma reposição salarial de 31%, que conta com 3% relativo ao aumento da inflação. Além disso, o sindicato pede que os salários dos funcionários contratados até 1989 sejam equiparados aos dos demais bancários. ‘‘Outra reivindicação é o combate ao assédio moral dos chefes aos funcionários para que cumpram as altas metas de trabalho’’, explicou o diretor do sindicato.
CUT
A nível nacional, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) está mediando as negociações com a Federação Nacional dos Bancos. O pedido da CUT é de um aumento de 13% nos salários, valor que já contempla o ajuste que para os bancários está relacionado com o aumento da inflação. Já no Rio Grande do Norte, a central relacionada ao Sindicato dos Bancários é a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).
Eu acho que o direito de greve e legal,mas fechar uma agencia totalmente e um desreispeito ao cliente.
ResponderExcluirusar o direito de greve para tirar folga é foda!
ResponderExcluirO mané rala na vida, estuda que nem um cão condenado pra poder passar num concurso, reza todas as noites pedindo pelamordedeus pra ter um emprego decente e não virar mendigo, e daí, quando consegue: olha a falta de vergonha na cara. Se tivesse na rua pedindo emprego garanto que não pensaria em greve, mas agora com o rabo seguro na instituição sustentada por nós, o sujeito e acha. Mete tudo no olho na rua. Ta achando ruim? Procura outra coisa melhor!
ResponderExcluirInfelizmente as disparidades sociais neste país e a regressão na conquista de direitos sociais levam muitos a encararem direitos como privilégios. O direito de greve foi uma conquista dos trabalhadores, o qual resultou de muita luta. Não degradem a história com esses comentários egoístas e de baixo calão.
ResponderExcluirNão se estar falando que o direito de greve não é justo,estou falando é que os usuários dos bancos não tem culpa se os bancários não estão ganhando um salário justo,quem estar ganhando um salário justo no brasil?
ResponderExcluirO direito do cidadão de se manisfestar é uma conquista mas quem estar prejudicado diretamente é o usuário que não tem nada a ver com salário baixo de bancário, e que eu acho que não é tão baixo.
ResponderExcluirO melhor negócio do brasil é ser banqueiro, os lucros são altíssimos e se tiver crise o governo ajuda.
ResponderExcluirO que custa dar uma melhorada nos salários dos funcionários?
O negócio é cancelar as contas em massa pra aprenderem que o cliente é quem manda.
ResponderExcluirDireito a greve todos os bancarios podem até ter, mas não justifica o cliente (cidadão) pagar pelos problemas da isntituições financeiras (briga entre patrao e empregado por melhores salarios)... isso é uma absurdo! por isso que esse Brasil não cresce...
ResponderExcluir