Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil negocia com BB
A negociação aconteceu nesta quarta, 28 de abril de 2010, em Brasília, no edifício sede III, oitavo andar. A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, CEE BB, contou com a presença de sindicalistas representando 11 federações de sindicatos de bancários de todo o país organizados pela confederação nacional dos bancários, CONTRAF-CUT. A pauta tratou sobre as reivindicações dos trabalhadores referentes aos temas de cumprimento de acordo vigente (Comitês de Ética, Sesmt, Plano Odontológico), mesas temáticas (Remuneração, Saúde e Condições de Trabalho, Previdência, Terceirização e Bancos Incorporados) e gerais como CCP,
Para entender melhor a composição da CEE BB é preciso descrever seu funcionamento. Cumprindo as determinações aprovadas pelo Congresso dos Funcionários do BB e Conferência Nacional dos Bancários, a CEE BB é composta por 12 membros, sendo 11 indicados pelas federações de sindicatos de bancários (FETEC NE, FETRAF MG, FETEC SP, FETEC SP MS, FEEB RJ ES, FEEB BA SE, FEEB RS, FETEC PR, FEEB SC e FETEC CN), e coordenada por 1 indicado pela nossa confederação, a CONTRAF-CUT . Atualmente o coordenador negocial indicado pela CONTRAF-CUT, Eduardo Araújo, é diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília.
Cabe aos representantes de cada federação encaminhar as diversas reivindicações resultantes dos debates nacionais e também dos definidos pelos debates em cada sindicato vinculado.
Sobre a representação do Banco do Brasil – BB, na mesa tivemos, 3 representantes (COLET, DIJUR, GEFUN) nesta negociação coordenados por 1 Gerente de Divisão da DIREF (Sérgio Braga).
Sobre a negociação desta quarta, foram tratados os temas 1. Comitês de Ética; 2. Sesmt; 3. CCP; 4. Banco de horas pendentes da greve 2009; 5. Boatos de extinção de CSO;CSL de MG e PE; 6. BB 2.0; 7. Acordo Marco Global com BB; Reformas das unidades e impacto saúde e segurança; 8. Trava de 2 anos em comissionamentos; 9. Call Center; 10. Comitês de Crédito Clandestino; 11. GAT – Gerenciamento de atendimento; 12. Curso de Idiomas; 13. Copeiras do Ceará; 14. Plano Odontológico; 15. Planos de saúde dos bancos incorporados; 16. Dotações das agências, Contratação; 17. Alterações no LIC de venda de folgas; 18. PDV dos egressos do BNC.
Ficaram agendadas reuniões da mesa de remuneração (29.04), terceirização (03.05), bb 2.0 (05.05).
Espero depois poder tratar mais sobre como se dá o processo de negociação, expectativas, participação, construção de propostas e mais assuntos relacionamentos decorrentes da ação sindical.
Sr.Coordenador e demais integrantes,
ResponderExcluir"Gostaría de sugerir nas negociações do superávit previ, a possibilidade quando da conversão em espécie de licença prêmio, abonos, férias e folgas, que os valores passem a fazer parte no salário de participação,elevando o teto do mesmo ".
Grato e contamos com a colaboração de vocês
Leila