Resultado do Ibope surpreende tucanos
Gerson Camarotti e Cristiane Jungblut
BRASÍLIA - A pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta-feira , que mostrou que Dilma tem 39% das intenções de voto contra 34% de Serra e 7% de Marina, surpreendeu o comando da campanha do PSDB, enquanto o resultado foi motivo de discreta comemoração no PT e no Palácio do Planalto. No ninho tucano, a expectativa era que os números registrassem um empate técnico. Internamente, a avaliação é que não há fatos que justifiquem a diferença entre essa pesquisa e o levantamento do Datafolha da semana passada , em que Serra e Dilma apareciam empatados tecnicamente.
A cúpula tucana deve analisar os novos números, e há quem defenda que Serra deve evitar o confronto direto com Dilma e partir para uma campanha mais propositiva.
- Essa não é uma boa pesquisa para nós. Nossas informações indicam que Serra e Dilma estão empatados. Mesmo assim, vamos refletir sobre os dados - disse o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).
Na campanha de Dilma, os números foram recebidos com cautela. Para o presidente do PT, José Eduardo Dutra, é preciso evitar o "salto alto", já que este é um cenário indefinido. Ele sugeriu ainda que o discurso bélico de Serra pode ser um dos fatores que tenham influenciado para esse resultado do Ibope.
- Essa pesquisa Ibope está dentro do esperado. Independentemente das divergências de números entre institutos, o que há de concreto é uma tendência de crescimento de Dilma e uma pequena queda de Serra. Mas este é um cenário indefinido - disse Dutra. - Mas uma coisa é certa: se esse discurso que o Serra tem feito não fez ele cair, também não fez subir.
O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse que a eleição está empatada e que será decidida a partir do programa eleitoral no rádio e na TV. Para Rodrigo Maia, Serra deve explorar os pontos fracos do governo Lula e deve reforçar sua atuação no Ministério da Saúde, por exemplo.
- A eleição está empatada. O importante é saber que a eleição vai ser decidida a partir de agora, com o início dos debates - disse Rodrigo Maia, lembrando que Serra está sempre acima dos 30% e perto dos 40%.
O Ibope também fez um levantamento da avaliação do governo Lula. Pelo resultado, 77% consideram o governo ótimo ou bom; 18% o acham regular, e 4%, ruim ou péssimo.
Comentários
Postar um comentário
compartilhe seu comentário.