Vamos! Sempre na luta com você


Vamos! Sempre na luta com você






Neste ano de 2012, os bancários comemoram 20 anos da assinatura da 1ª Convenção Coletiva Nacional de Trabalho – CCT. Conquista almejada por todas as demais categorias profissionais no Brasil. Só nós temos uma CCT com a dimensão nacional que a nossa tem.

Até então os Acordos eram feitos por Estado/Região. Com isso os direitos, benefícios e salários eram diferentes, variavam de acordo com a organização e interesse econômico.

Isso permitia aos bancos pagar salários menores dependendo da região.

Com a assinatura da 1ª CCT em 1993, isso acabou.

Isso fez com que um bancário de São Gonçalo do Amarante, no interior do Ceará, ganhe o mesmo salário que um colega seu que trabalha na Avenida Paulista, em São Paulo, o maior centro financeiro do Brasil.

Isso só foi possível porque os Sindicatos compreenderam a importância estratégica de unificarem a luta dos bancários em nível nacional.

Em 2003 demos mais um passo importante, incluindo BB, Caixa e BNB na negociação nacional e posteriormente assinando uma única CCT.

Os ganhos para todos foram imediatos: melhora significativa da PLR, aumento real dos salários (enquanto nos últimos anos o reajuste do BB, Caixa, BNB e Banco da Amazônia era zero), aumento no vale cesta alimentação e vale refeição, entre outros.

Somadas às negociações específicas complementares banco a banco as conquistas têm sido constantes.

Mas é preciso avançar e conquistar muito mais. Isso só será possível se aumentarmos nosso nível de organização, a partir dos locais de trabalho e aumentar nossa unidade nacional. Porque além de enfrentarmos os banqueiros e os governos, temos também as dificuldades conjunturais dadas à crise financeira internacional, que busca reduzir os custos do trabalho em todo mundo.

E o Sindicato dos Bancários do Ceará sempre foi protagonista na construção dessa história.

Os bancos se transformaram em vendedores de produtos e serviços e, com o acirramento da concorrência, aumentaram a pressão para o cumprimento de metas cada vez mais abusivas. Por outro lado, a redução das despesas com pessoal pioraram (e muito) as condições de trabalho.

É por isso que dizemos Vamos! Nós da Chapa 1 convocamos você a lutar por qualidade de vida e por trabalho decente, por mais empregos, melhores salários, por isonomia, pelo fim do assédio moral e das metas abusivas.

Para continuarmos unidos em torno de propostas reais, fundadas em resultados reais, que já fazem parte da história das lutas dos bancários.

Convocamos você que sabe que o Sindicato é (e vai continuar sendo) dos Bancários!

Por isso, Vamos! Todos juntos transformar nossa realidade!

Comentários

Postagens mais visitadas