Segundo estatísticas do Sindicato a cada 2 dias, no Ceará, nós temos um assalto a uma agência bancária ou caixa eletrônico.
Presidente Acrísio Sena pede grade mobilização em favor do Estatuto - Foto: Genilson de Lima
“Segundo estatísticas do Sindicato a cada 2 dias, no Ceará, nós temos um assalto a uma agência bancária ou caixa eletrônico. Ano passado foram 50 ocorrências, este ano, até o mês passado, já dobrou o número de ocorrências”.
Como a segurança bancária é prerrogativa do Município e não mais da União, o vereador solicitou ao Ministério Público e ao procurador geral de justiça, Ricardo Machado, que se empenhem para que os bancos cumpram o Estatuto. Ainda em seu fala, o parlamentar solicitou que a população colabore com a aplicabilidade não utilizando, por exemplo, aparelhos celulares dentro das agências.
Acrísio ressaltou que no próximo dia 12 haverá uma audiência pública com a presença do Sindicato da categoria e o Ministério Público, pedida pelo Decon, onde os bancos foram convocados a comparecer para debater o cumprimento do Estatuto. Ainda segundo o presidente, na ocasião será proposto um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para cobrar a aplicabilidade e, aí sim, aplicar multa àqueles que descumprirem.
Para concluir, Acrísio ressaltou a importância do Estatuto. “Creio que esta foi uma das maiores contribuições que esta Casa vai deixar para a cidade no tocante a segurança. Construído com o Sindicato dos Bancários, hoje é referência em nível nacional. O que me traz aqui é a preocupação no tocante ao desrespeito a esta lei que preserva a vida das pessoas”.
Comentários
Postar um comentário
compartilhe seu comentário.