Dia Nacional do Bancário é comemorado em solenidade na AL

29.08.2007
Atendendo o requerimento do líder do Governo na Casa, deputado Nelson Martins (PT), a Assembléia Legislativa realizou na tarde desta quarta-feira (29/08), sessão solene para homenagear a passagem do Dia Nacional do Bancário, comemorado anualmente em 28 de agosto. ”Se hoje avançamos bastante no crescimento da organização da sociedade é porque os bancários do Estado e do País deram as suas contribuições”, declarou Nelson.

O parlamentar destacou a luta do sindicato contra as privatizações de bancos como o BEC, Caixa Econômica, Banco do Brasil que, segundo ele, “contou com a participação direta dos bancários” . Nelson afirmou ainda que o sindicato não luta só por suas causas específicas, “são tratados também assuntos de interesse da sociedade”, disse. O parlamentar finalizou ressaltando que, dentro do movimento sindical, a categoria foi a primeira a entender a importância da unificação dos bancários, sem fazer distinção de bancos.

Durante a solenidade, o bancário Domingos Sávio Aguiar da Silva recebeu placa alusiva à data por ser o funcionário mais antigo do Sindicato dos Bancários do Ceará. Os ex- presidentes do sindicato, Tomaz de Aquino e Silva Filho e Vaumik Ribeiro da Silva e os bancários Antonio Elias Soares, Ana Maria Ximenes Moreira Nobre, Maria Layze Lima de Menezes, Carlos César Uchoa Barreto, Waldir Faria Freitas, José Alípio Leitão, João Batista Silva Oliveira e Alder Grego Oliveira também receberam placas comemorativas pela dedicação ao movimento sindical bancário.

Tomaz de Aquino, ressaltou que “o sindicato sempre se destacou pela atenção voltada aos interesses maiores da sociedade, do Estado e do País”. O bancário agradeceu a homenagem e lembrou de José Moura, que, segundo ele, “foi um grande líder do sindicato”. Ana Maria Ximenes agradeceu a homenagem em nome das mulheres bancárias e parabenizou os homenageados.

O presidente da CUT, Francisco Gerônimo do Nascimento, fez menção aos 24 anos de fundação da CUT, comemorados também no dia 28 de agosto. O sindicalista aproveitou a ocasião e condenou setores da imprensa que, segundo ele, fez críticas à CUT por uma mobilização realizada há 28 dias. Gerônimo comentou ainda citação de um jornal segundo a qual ‘A velha CUT está nas ruas’.

Conforme o sindicalista, “o movimento se orgulha de ser velho e até jovem pois estamos lutando e as mobilizações são fundamentais para que os trabalhadores almejem aquilo que desejam”.

Carlos Eduardo Bezerra, representando o diretor do Sindicato dos Bancários do Estado, Marcos Saraiva Holanda, ressaltou o período de transição em que o País vive. Para ele, “estamos vivendo um momento de fortalecimento do processo de democracia brasileiro”. Carlos Eduardo defendeu que deve ser garantido um sistema financeiro regulamentado com taxas de juros e tarifas justas e com um atendimento adequado para os usuários.


Powered by ScribeFire.

Comentários

Postagens mais visitadas