Ante o silencio e intrasigencia dos banqueiros e governo: GREVE, GREVE, GREVE dos Bancários!
Ante o silencio e intrasigencia dos banqueiros e governo: GREVE, GREVE, GREVE dos Bancários!
01/10/2008
Bancários do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Brasília (DF) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, informou a a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) informou que a greve também continua no Rio Grande do Norte, no Maranhão e na cidade de Bauru, no interior de São Paulo.
As decisões foram tomadas em assembléias realizadas ontem, quando os trabalhadores da categoria em 22 capitais fizeram uma paralisação de 24 horas.
Segundo a Contraf, a maioria das capitais retomou as atividades hoje. Em Porto Alegre (RS), a paralisação continua somente entre os funcionários da Caixa Econômica Federal.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Crédito (Contec), que representa Goiânia, Manaus e Palmas, informou que essas capitais não estão paralisadas, mas possuem manifestações e assembléias deliberativas nas agendas.
Os bancários pedem a retomada das negociações salariais com a Fenaban (entidade patronal), que apresentou proposta de reajuste salarial de 7,5%. A oferta foi considerada insuficiente porque o reajuste serviria apenas para repor a inflação acumulada entre setembro de 2007 e agosto deste ano, de 7,15%, o que representaria um aumento real de apenas 0,35%.
Na agenda da Contraf, está prevista uma assembléia para o próximo dia 7 na qual serão avaliadas as propostas da Fenaban à categoria. Caso a entidade não faça uma nova proposta ou não ofereça um reajuste satisfatório, os bancários podem entrar em greve por tempo indetermindo.
As reivindicações incluem um aumento real de 5% nos salários, valorização dos pisos salariais, aumento do valor e simplificação da distribuição da participação nos lucros, vale-refeição de R$ 17,50, cesta-alimentação de R$ 415 e mais contratações.
Fonte: Terra Notícias
Comentários
Postar um comentário
compartilhe seu comentário.