Bancos terão 20 dias para mostrar cronograma de adaptação ao Estatuto de Segurança Bancária de Fortaleza


“Creio que nós temos possibilidade de agora, com o Ministério Público, acharmos uma saída negociada para que definitivamente os bancos possam cumprir essa lei municipal que assegura a segurança bancária e dá mais proteção à categoria dos bancários e ao povo de Fortaleza”, ressaltou Acrísio. Segundo a Secretária Executiva do Decon, Ann Celly Sampaio, àquelas que não compareceram serão comunicadas e também deverão responder.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo Bezerra, o não cumprimento das leis existentes por parte da maioria dos bancos em suas agências têm acarretado em um aumento nos índices de criminalidade em Fortaleza.

“Ainda não há nenhum banco que cumpra todos os itens do Estatuto e poucos bancos vem cumprindo a lei estadual de segurança. O descumprimento está aumentado os índices de criminalidade. Algumas delas [agências] já estão com portas de segurança, mas muitas delas não e é por isso que o índice de criminalidade, no ano de 2012, é recorde”, disse Carlos Eduardo.

Para Ann Celly, Secretária Executiva do Decon, a reunião foi favorável pois, além de os bancos se mostrarem dispostos a cumprirem as leis, serviu para que as entidades explanassem suas posições.

“Eu não vi nenhum [banco] dizendo que não vai cumprir o Estatuto. Eles dizem que estão cumprindo, que vão cumprir, que estão se adequando. Porém, pedem mais razoabilidade em relação a alguns itens que foram apontados no Estatuto. Eu deixei bem claro que existe uma lei e a nossa obrigação, como representante do Ministério Público, é fazer cumprir essa lei. O que estávamos querendo era mostrar ao banco que, para ele, é melhor que se adeque”.

Os pontos principais debatidos durante a reunião foram a porta de segurança; biombos; a entrega e recolhimento de valores, por parte dos carros forte, em horário de atendimento e a vigilância nos postos de auto atendimento e proibição do uso de celular.

Estiveram presentes no encontro representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Bradesco e Banco do Estado do Rio Grande do Sul. O Bancos Santander e Itaú não compareceram.

escrito por: Fernanda Barrocas

Comentários

Postagens mais visitadas