Esclarecimentos quanto a CCV do Banco do Brasil




Além dos direitos contratados com a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e o Acordo Coletivo Aditivo do Banco do Brasil (ACT BB) o Banco assumiu obrigação com a implantação de um novo plano de funções até janeiro de 2013. Este novo plano incluirá funções comissionadas de 6 horas. O Banco também assumiu obrigação de possibilitar conciliação extra judicial via Comissão de Conciliação Voluntária (CCV). O coordenador da CEEBB e diretor da Contraf CUT William Mendes esclarece sobre o assunto após questionamentos feitos na primeira quinzena de novembro de 2012.

"Não existe CCV alguma instalada sobre jornada no BB e menos ainda qualquer suspensão de eventual ação sobre o tema.

Quando o banco implantar funções comissionadas com jornadas de 6h (até jan/13), os bancários terão oportunidade de migrar para elas (ou não, se não quiserem).

Quando o banco implantar essas funções, os sindicatos que tiverem interesse em instalar CCVs em suas bases poderão fazê-lo (se quiserem, pois existe autonomia dos sindicatos), pois há uma acordo macro de CCV entre o BB e a Contraf-CUT assinado em 4/10/12 (mas não houve adesão alguma até o momento porque nao ocorreu o fato ainda - banco implantar funções de 6h).

Quando (e se) algum sindicato fizer adesão à CCV que tratará de demandas de jornada, os bancários que tiverem interesse poderão requerer demandas a ela (ou não). Ficando ainda a possibilidade (direito das pessoas) de entrar com ação na justiça para pleitear direitos.

O Sindicato que vier a aderir à esta CCV, terá que pedir suspensão das ações por prazo determinado. Não existe nenhuma possibilidade disto já ter ocorrido devido à CCV porque nenhum sindicato aderiu a ela ainda e o banco não instalou suas funções de 6h.

Espero ter dirimido suas dúvidas,

Cordialmente,

William Mendes
Contraf-CUT"

Comentários

Postagens mais visitadas